“Água para elefantes”, o filme

Bom dia #envenenadas!

Fui com a Indie assistir “Água para elefantes”.

DSC07694

Nós simplesmente AMAMOS!!

O filme está muito bem ambientado, os figurinos são perfeitos (reparem nas unhas em “meia lua” de Marlena/ Reese Witherspoon) dando uma boa amostra dos anos trinta em meio a Depressão.

A trilha sonora do filme é belíssima! Durante as gravações da película, pudemos ter uma “palhinha” do que nos aguardaria em "Água para elefantes”. Todas as músicas são instrumentais e perfeitas para cada momento.

A fotografia do filme (eu ando meio addicted nisso) é maravilhosa! As tomadas do trem em movimento sobre a ponte, as cenas de levantamento das lonas, o tom alaranjado, dá uma sensação gostosa de calor e acolhimento. Exatamente como a temática do filme propõe: um envolvimento com todos os personagens da trama e seus dramas pessoais.

A primeira coisa que eu falei para Indie ao ver Jacob Jankowski interpretado Hal Holbrook foi: “Robert vai manter seus olhos verdes!” E fiquei feliz! Vocês vão nos chamar de loucas, mas por diversas vezes, eu e Indie nos vimos hipnotizadas pelos olhos verdes do velho Sr. Jankowski e a gente dizia: “Caraca! Ele lembra muito o Rob!” Não sei explicar gente; o jeito de pausar durante as falas, ou as caretas, o modo de sorrir… O jeito como aquele velhinho olhava nos fazia realmente achar que havia um Rob escondido por ali.

Robert Pattinson está cada dia mais lindo e mais versátil em seus papéis (tudo bem que a gente viu um “Edward” de vez em quando, mas quem não quer vê-lo em toda parte? rsrsrsrs…) Ele protagoniza cenas de tirar o folego (tipo, ai Rob!), cenas hilariantes (ele está irreconhecível!) e as cenas onde ele apanha, nossa!!! Dá um dó…

Reese é uma sortuda (e Kristen deve estar se roendo de ciúmes) porque nosso Robert é um ator muito generoso e querido. Ouvi-lo narrar boa parte da história foi uma experiência muito diferente. Todos nós sabemos que Rob é britânico, mas ouvir seu inglês americano carregado no modo de falar da década de trinta, foi uma experiência nova. Sua voz me pareceu tão madura, tão confiante… Isso demostrou todo profissionalismo e a certeza de alguém que ama muito o que faz. Tiro meu chapéu para Robert Pattinson e seu Jacob Jankowski, que além de driblar seu sotaque da terra da Rainha, ainda tirou onda falando muito bem polonês. E a Rose entende!!! Isso é lindo!!! Frase da Indie: “Ai como eu queria ser essa elefanta…” rsrsrsrsrs…

E por falar em Rose, o filme trata de um tema muito importante mas nem sempre muito lembrado em best-sellers ou blockbusters: os maus tratos de animais selvagens.

Muitas pessoas tem cachorrinhos, gatinhos, pássaros ou animais de pequeno porte em casa. Estes pets são facilmente domesticáveis (acho que isso deve ter alguma coisa a ver com evolução da espécie, só pode!) ao contrário das grandes espécies…

Crescemos em um mundo onde íamos aos circos para ver não só mágicos ou palhaços, mas também os animais. Essa era minha parte favorita! Mas confesso que, enquanto pequena, eu nunca soube como o universo atrás da lona era cruel com essas criaturas. Ainda bem que as pessoas pararam para olhar para isso e por conta dessa consciência, existe hoje uma lei que proíbe o uso de animais em espetáculos circenses. Animais selvagens não são adestráveis!

E para atender as expectativas de August(Christoph Waltz), o dono do Circo Irmãos Benzini, Rose sofreu bastante, assim como diversos animais. As cenas de maus tratos protagonizadas por Rose e August são de cortar o coração. Eu chorei… Mas chorei muito mais ao ver Jacob rendido enquanto a danadinha roubava limonada. rsrsrsrs… E graças ao nosso herói, “Dr. Jankonwski” que usou sua sensibilidade, inteligência, bom senso (e sorte, dela entender polonês!), conseguindo fazer de Rose uma grande estrela ao lado de sua amada Marlena.

Jacob e Marlena… Ai, ai… Ele tão apaixonado… Ela a tanto tempo na estrada… Amo ver a inocência de dele quando ela está ao seu lado. Praticamente um menino quando ela lhe diz que quando uma mulher lhe dá um  sinal verde, ele deve aproveitar. Robert está perfeito nas cenas onde Jacob se mostra um amante inexperiente! Ai, ai… Suspira comigo vai…

Além das duas frases mais famosas do filme, “A vida é o maior espetáculo da Terra” e “Uma bela mulher, merece uma bela vida”, para mim ficou uma frase que demonstra toda a sensibilidade que Robert quis expressar através de seu Jacob. Ao extasiar-se com a primeira visão dos animais selvagens do “Irmãos Benzini”, Jacob cumprimenta uma girafa com reverência, chamando-a de senhora. Então, em off, Robert Pattinson narra com perfeição o sentimento de seu personagem naquele momento:

“Não sei se fui eu que peguei o circo ou se foi o circo que me pegou”

Toda paixão pelos animais e a bondade que Jacob havia aprendido com seu pai expresso em um sorriso fantástico!

Ai, ai… Robert…

Como já era de se esperar, a adaptação é linda e de fácil entendimento aos espectadores não-leitores. Mas para quem leu o romance de Sara Gruen, ficam algumas informações e detalhes relevantes deixados de lado. Acredito que, como leitores, seremos uma fatia do público o qual o cinema terá sempre dificuldade de agradar. O foco principal do livro é a questão da velhice e a solidão que ela traz consigo. Já no filme, as atenções são mais voltadas para a questão dos animais, o dia-a-dia do Circo e o romance entre Jacob e Marlena. Mas…

Se tem Robert Pattinson no meio, tá valendo!!!

E o final do filme foi tão emocionante… Para mim ficou a mensagem de reflexão sobre as escolhas que fazemos ao longo de nossa juventude, que nós dará acalento ao final de nossa vida, e nos trará a sensação de que fizemos a coisa certa.

O filme foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!

Muitos sorrisos, suspiros e lágrimas, minhas e da Indie. (Foi bom de mais amiga!!!)

Olha os cartazes do filme espalhados pelo mundo!

Indico muito!!! Muitas vezes!!!

Elephant kisses!!!

Fê e Indie

12 comentários

  1. Ameeeiiii! Pattz é demais!
    Te amo, amiga!
    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. geeente. que que isso? :O
    fiquei mais louca pra assistir agora *-*
    babaei viu :OO adorei a cobertura total ai do filme hushuash


    ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o filme... um dos mais fieis ao livro... apesar de eu ter algumas considerações... que estão nos blogs... e o principal é não concordar com Reese como Marlena... adorei a Rosie... o Rob eu nem posso falar o quanto AMEI... ADOREI e amei Hal como Jacob Jankowski velho... perfeito...
    Gêmea... adorei os cartazes... as fotos... adorei a fotografia do filme... também... e adorei o respeito de Jacob com os animais...

    ResponderExcluir
  4. Eu querooo muito ver esse filme!

    A Rose é linda, linda e linda!

    Eu quero o filme e o livro! Mãããããe, eu quero!

    Lindo o post!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz as minhas impressões junto com a Ci no I love twilight Brasil ...eu estou apaixonada pelo jacob ... aff quero reassistir o mais rápido possivel ... pq sempre deixamos um detalhe passar rs

    ResponderExcluir
  6. Eu quero assistir o mais rápido possível! Semana que vem farei sessão dupla no cinema! A Garota da Capa Vermelha e Água Para Elefantes! Só estou acabando o livro e vou assistir!

    ResponderExcluir
  7. Não li o livro, mas quero muito assistir esse filme.

    ResponderExcluir
  8. O filme deve ser lindo. Quero muito ler as duas adaptações. =D
    Posteres perfeitos...

    ResponderExcluir
  9. Já assisti 2x o filme e amei, mas senti falta do Tio Al =/
    Gente, e o que é o Jacob saindo do baú??? haushaushaus... momento mais hilário do filme!
    E a Rosie? Bom, a elefanta é um capítulo à parte, né? Me apaixonei por ela!!!

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  10. Eu to com muita vontade de ir ver esse filme no cinema... Mas não sei se vai dar...
    Os cinemas daqui voltaram esse finde, mas no finde é caro e meu salário só sai segunda =/
    Enfim...
    Eu adorei a escolha do Hal Holbrook... Acho que ele combina muito com o Rob, e se em fotos eu já acho isso, pelo que vc falou vou amar vê-lo na tela =)

    ResponderExcluir
  11. Na minha cidade nao esta passando, BUAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    Quero mt mt mt assistir, vou ter que baixar da Net mesmo =/
    adorei o post meninas
    bjokas

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!