Livro best-seller inglês, Um Dia, vira filme

          Hoje cedo tive a oportunidade de ler uma reportagem maravilhosa no jornal OGlobo na internet.

          O livro maravilhoso do autor David Nicholls, Um Dia, finalmente será publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca e vai virar filme.

          A Editora Intrínseca está arrasando este ano com seus lançamentos e ainda estamos em maio!! rs

capa-de-um-dia         

          O livro Um Dia, conta a história de Emma, 20 e poucos anos, estudante universitária em Edimburgo, fã de teatro alternativo e que, com "absoluta certeza", guarda "uma fotografia do Nelson Mandela, como uma espécie de namorado ideal que só existe no mundo dos sonhos".

          Dexter, quase a mesma idade, dono de um "rosto daqueles em que você enxerga os ossos por baixo da pele, como se até a caveira fosse bonita". Ela, estudiosa, politizada, sensível. Ele, fútil, festeiro, egoísta.

          O ano é 1988, o Reino Unido vive a depressão da Era Thatcher, e Emma e Dexter se conhecem na festa de formatura. Namoro ou amizade? É 15 de julho, um dia que vai marcar a vida dos dois pelos próximos 20 anos (claro, eles não sabem disso).

          Ao longo das décadas, os personagens vão sofrendo, amadurecendo e, principalmente, entendendo melhor o poder transformador do amor. E resta a nós, leitores, nos deliciarmos com "Um dia", uma história agridoce e surpreendente que passa longe dos chick flicks - como são chamadas as comédias românticas geralmente escritas e lidas só por mulheres.

David_Nicholls         

          Escrito pelo inglês David Nicholls, o livro - que sai esta semana no Brasil pela editora Intrínseca - já foi traduzido para 33 idiomas e está, desde 2009, na lista dos mais vendidos na Inglaterra e nos EUA, onde recebeu elogios rasgados de publicações como o "New York Times Review of Books" e o "Sunday Times".

          Em julho, a história de Emma e Dexter estreia nos cinemas lá fora (ainda sem data prevista no Brasil), com Jim Sturgess e Anne Hathaway dirigidos pela dinamarquesa Lone Scherfig ("Educação") e roteiro do próprio Nicholls.

 

 

 

08_MHG_oneday

          O próprio autor revela o contexto do livro pra gente: depois da formatura na universidade, Dexter vai conhecer o mundo; em seguida, instala-se em Londres onde vira um apresentador famoso de TV e "vive todo o hedonismo que tomou conta do país nos anos pós-Thatcher", lembra Nicholls.

          Já Emma, também na capital, segue vivendo toda as frustrações de não conseguir ser o que sempre sonhou; mora num apartamento horrível, trabalha num restaurante mexicano e é cheia de inseguranças e incertezas. Mesmo assim, o forte laço entre os dois continua, com excelentes diálogos e muitas referências à cultura pop. E Emma passa os anos, segundo o autor, "tornando Dexter uma pessoa melhor".

          No metrô, nos cafés, em toda Londres é possível ver gente com o livro de capa laranja e branca em mãos, ou morrendo de rir ou com uma lágrima caindo no canto do olho. O inglês Alex Bellos, autor de "Alex no país dos números" (Companhia das Letras), foi um deles. Bellos não gosta de chick flicks, mas diz que "Um dia" é diferente. Tanto que homens e mulheres leem.

          A atriz Anne Hathaway foi escolhida para interpretar Emma no filme. A escalação da atriz rendeu críticas dos britânicos - basta espiar a página de "Um dia" no Facebook - ao filme antes mesmo dele estrear. Como uma americana interpretará a nova namoradinha do Reino Unido? Nicholls diz entender as preocupações, porque todo o mundo tem a sua própria Emma na cabeça. Mas garante que Anne está "brilhante".

          Agora é só a gente esperar o livro e o filme serem lançados no Brasil pra gente conferir se é tudo isso mesmo!

         Pra quem gosta deste estilo literário… já vai guardando o dindim… eu acho que vale a pena comprar!! rs 

          Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/05/08/best-seller-ingles-subverte-os-cliches-do-amor-romantico-vira-filme-com-anne-hathaway-924410691.asp#ixzz1LtfiFLEv

Bjs, Math Tonionni

12 comentários

  1. Eu vi esse livro no SAeL e me interessado, mas lendo assim como você colocou no post ME APAIXONEI! Eu quero. Mais um pra minha "listinha"! ; D

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAAA
    Eu morri!
    EMMA DIVA |º/
    Até me arrepiei =D
    Vou ler e assistir

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito interessada pelo livro ... e sem contar que a Anne arrasa o ultimo filme que assisti com ela no elenco foi "Amor e outras Drogas" adorei ...

    ResponderExcluir
  4. É o tipo de enredo que gosto em filme e livros, vamos esperar pra ver..

    ResponderExcluir
  5. Tb acho q vale a pena comprar, mto interessante a história.
    Vou guardar meu dim dim XD

    ResponderExcluir
  6. Irei assistir... Ler não sei... Pode ser...

    ResponderExcluir
  7. Hummm, interessante... vou assistir o filme e se gostar, provavelmente, leio o livro.

    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  8. Parece ser legal, quero tanto ler ler o livro quanto assistir o filme.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei super interessada!!!
    Agora vem a dúvida: ler ou assirtir?

    ResponderExcluir
  10. séééério que esse filme é desse livro?
    nem imaginei .____.

    quero ver quero ver

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!