Especial Oscar


Para quem gosta de cinema, o início do ano é um momento magico. É quando todos os prêmios são conferidos e podemos ver aquela reunião de atores, atrizes e diretores que amamos. Todos juntos e glamurosos. Dentre todos os prêmios, os que mais gosto de assistir são o BAFTA, o Globo de Ouro, e obviamente o Oscar. Nesse último domingo de fevereiro, no Dolby Theaher, o maior prêmio do cinema mundial será entregue. Como nós do As Envenenadas Pela Maçã somos apaixonadas por cinema, fizemos esse post especial com uma visão rápida dos indicados nas principais categorias e quem são nossos favoritos.  



Esse ano, os filmes indicados na categoria principal são nove. Eles demoraram a chegar ao Brasil e talvez por isso, nem todo mundo tenha conseguido assistir a todos. Mais uma vez não teremos participação brasileira em nenhuma categoria, mas isso de forma alguma nos impede de torcer pelos nossos favoritos. 

Melhor Filme: Essa é a categoria que acho mais difícil de escolher esse ano. Geralmente tenho um candidato único, sem muitas dúvidas, mas esse ano, está páreo duro para escolher. Meus favoritos são Lincoln, Os Miseráveis e O Lado Bom da Vida

Eu sei que O Lado Bom da Vida não tem chances nessa disputa, mas mesmo assim, achei ótimo. Os Miseráveis é um musical baseado no clássico de Victor Hugo, candidato fortíssimo, mesmo porque, o filme é brilhante. Lincoln é um filme muito bom também, mas o que mais o credencia para vencer é o fato de ser baseado no maior politico americano e a aprovação da 13ª emenda na Constituição americana.

Outros concorrentes fortes são Indomável Sonhadora – a Academia adora filmes com criancinhas que se destacam – e As Aventuras de Pi, Django Livre, apesar de ter adorado, não acho que tenha chances, assim como AmorArgo e A Hora Mais Escura. Vale lembrar que Argo e O Lado Bom da Vida ganharam como melhor filme (drama e comédia, respectivamente) no Globo de Ouro. 

Indomável Sonhadora ** 
O Lado Bom da Vida *  
A Hora Mais Escura 
Lincoln *** 
Os Miseráveis ** 
As Aventuras de Pi * 
Amor 
Django Livre ** 
Argo 

Melhor Diretor: Ah, essa é uma categoria que me dá dó de escolher. Temos tantos diretores injustiçados pelo Oscar que sempre que torço por algum, me sinto traindo alguém. Eu adoro o trabalho do Tarantino, e não foi diferente com Django. Por mim, é dele; o trabalho foi brilhante. Mas a disputa deve ficar entre o já "oscarizado" Spielberg (Lincoln) e Ang Lee (As Aventuras de Pi). Acho que David O. Russel não tem chances com O Lado Bom da Vida, e as chances de Benh Leitlin (Indomável Sonhadora), são pequenas. 

Michael Haneke (Amor) 
Benh Leitlin (Indomável Sonhadora) ** 
Ang Lee (As Aventuras de Pi)** 
Seteven spielberg (Lincoln) *** 
David O. Russell (O Lado Bom da Vida) * 

Melhor Ator: Meu voto aqui não é difícil. Daniel Day-Lewis!!! Explêndido como Lincoln. Mas, se não for ele, gostaria que ficasse com Bradley Cooper (divertidíssimo em O Lado Bom da Vida) ou Joaquim Phoenix (um trabalho fantástico de transformação e interpretação), que são justamente os dois que acredito que tenham menos chances de ganhar. A verdade é que se Daniel não levar, a disputa será entre Denzel e Hugh Jackman, obviamente perfeitos em seus papéis. 

Daniel Day-Lewis (Lincoln) *** 
Denzel Washington (Voo) ** 
Hugh Jackman (Os Miseráveis) ** 
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) * 
Joaquim Phoenix (O Mestre) * 

Melhor Atriz: Aqui umas tem mais chances do que outras. Jennifer Lawrence, por exemplo, acho que está fora do páreo. É sua segunda indicação ao prêmio e novamente, existem outros nomes mais fortes concorrendo com ela. Jessica Chestain está ótima em seu papel, mas é zebra. O mesmo vale para Emmanuelle Riva. A garotinha Quvenzhané Walis tem nome complicadíssimo e talento do tamanho de seu nome. Das zebras é a que tem mais chances, acredito. Mas o nome da categoria é Naome Watts. Em um ano com candidatas sem tanto nome, ela vem como favorita. Sua atuação em O Impossível é maravilhosa e certamente se ela ficar com o prêmio será justo. 

Naome Watts (O Impossível) * 
Jessica Chestain (A Hora Mais Escura) 
Jennifer Lawrence (O Lado Bom  da Vida) * 
Emmanuelle Riva (Amor) 
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora) * 

Ator Coadjuvante: Aqui temos briga de gigantes. Qualquer um que ganhar vai ser merecido. Penso que Christopher Waltz dirigido por Tarantino é favorito ao lado de Tommy Lee Jones, no filme de Spielberg. Interessante que ambos os filmes em que atuam o assunto gira em torno dos escravos. Por fora correm Philip Seymour-HoffmanRober De Niro, em filmes completamente diferentes. Alan Arkin apesar de também estar muito bem em Argo deve ser o menos favorito... Isso existe? rs. 

Christopher Waltz (Django Livre) *** 
Philip Seymour-Hoffman (O Mestre) ** 
Robert De Niro (O Lado Bom daVida) * 
Tommy Lee Jones (Lincoln) *** 
Alan Arkin (Argo) 

Atriz Coadjuvante: Ah, mais uma disputa de cachorros grandes. O que eu gosto nas categorias de coadjuvante é isso, são sempre as mais difíceis de saber quem vai ganhar porque os candidatos geralmente estão no mesmo nível de excelência. Tenho três favoritas: Sally Field como a esposa surtada de Lincoln, Anne Hathaway na pele da prostituta Fantine e Helen Hunt como a terapeuta do sexo estão deslumbrantes. Correndo atrás delas porém grudadinhas estão Jacki Weaver (a mãe de Pat em (O Lado bom da Vida) e Amy Adams (esposa do Mestre no filme homônimo). 


Sally Field (Lincoln) ** 
Anne Hathway (Os Miseráveis) ** 
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida) * 
Helen Hunt (As Sessões) ** 
Amy Adams (O Mestre) 

Melhor Filme Estrangeiro: Aqui o principal candidato é Amor. O filme com jeito intimista que não tem grandes chances na categoria principal é forte concorrente aqui. Seu maior desafio é vencer O Amante da Rainha, que tem muito mais apelo e uma história que agrada mais ao público. Ambos são bons concorrentes, mas nessa categoria, zebras são sempre esperadas. 

Amor (Áustria)
No (Chile)
War Witch (Canadá)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
Kon- Tiki (Noruega) 

Bom, não vamos colocar todas as categorias destrinchadas aqui para não ficar cansativo. Se você quiser ver a lista completa, dá uma conferida nesse link. Mas, antes de encerrar o post, quero deixar registrado que acho uma injustiça A Viagem não estar concorrendo na categoria de Melhor Maquiagem. A transformação que os atores sofrem ao interpretar vários personagens sem que a gente perceba quem é quem é mágica. Fora isso, vamos torcer. Hoje é dia de Oscar, bebê! Vamos acompanhar o red carpet, ver quem são as mais bem vestidas, as mais bregas, os casais mais bonitos e torcer pelos nossos filmes favoritos. 

Quais são as apostas de vocês? Não deixem de comenta....  

Beijocas 


  

Um comentário

  1. Dos filmes que estão concorrendo a categoria principal eu não assisti nenhum ... sou péssima para acompanhar os filmes e sem contar que o ingresso para o cinema é um absurdo de caro nos dias que eu posso ir, final de semana é claro!

    Gosto de assistir ao Oscar pelos vestidos PERFEITOS e é claro pelas piadinhas que sempre soltam antes de anunciar os vencedores ^^

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!