Sessão Pipoca: O mestre.




Título original: The master
Título no Brasil: O mestre
Roteiro e Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Laura Dern
Idioma: Inglês
País: EUA
Ano de produção : 2012
Lançamento: 2013
Censura: 18 anos
Duração: 2h 24 min
  





O mais impressionante em " O mestre" não é que ao decorrer da sessão ao menos 10 pessoas se levantaram da sala indo embora na metade, nem que no cartaz do filme venha vendendo o filme como  a " História do criador da cientologia" ( religião que tem como seguidores os famosos John Travolta e Tom Cruise) mas sim a pergunta que nos fazemos depois de mais de 2 h de filme: " Porque mesmo Paul Thomas Anderson focou em um personagem quando o outro era muito mais interessante?"

O tal personagem é Freddie Quell ( interpretado muitíssimo bem por Joaquin Phoenix) um ex combatente que se tornou alcóolatra e costuma preparar uma bebida muito louca com solvente. Ele não só arruma confusão com tudo e todos como é um personagem tão insano que assusta o espectador, a gente fica sempre esperando pelo pior, já que ele é extremamente violento. É em cima dele que gira a história do filme, um belo dia fugindo de mais de uma confusão que se meteu, ele entra em um barco, quando acorda vê que está no meio de uma família liderada por Lancaster Dodd ( Phillip Seymour Hoffman, primoroso como sempre!), ninguém menos que o criador de uma religião no qual se acredita que voltando ao passado através de hipnose se consegue curar problemas do presente incluindo doenças graves.

Autor de um livro chamado " A cura", Lancaster logo adota Freddie e se vicia na tal bebida que ele prepara. Se envolvendo cada vez mais com a família dele e demonstrando todos seus traumas no decorrer dessa estranha amizade, ele vai dividir as opiniões da família do " mestre" , que vai começar a achar que ele não tem jeito mesmo.

Com atuações ótimas de Phoenix e Seymour  o filme só vale o ingresso por eles. Uma Amy Adams mediana interpretando o papel de Peggy ( esposa de Lancaster) completa o trio de atores que concorre ao Oscar pelo filme.

O problema é exatamente que o roteiro não se segura, seria muito mais interessante retratar  a vida de Lancaster e não de Freddie.

Esperava muito mais de um filme que fez tanto sucesso na crítica, para mim passou muito longe de ser uma obra-prima como alguns chegaram a cogitar.

Até a próxima,

Raffa Fustagno

Nenhum comentário

Destile seu veneno, comente!