Resenha: Cinquenta vergonhas de cinza


Cinquenta Vergonhas de cinza
Autora: Fanny Merkin
Editora:
 Novo Século

Páginas:
 256

Ano: 2013

Compre:


 

Sinopse:

Empurro a porta aberta e tropeço na barra das minhas calças de ginástica largas num movimento rápido e desajeitado. Enquanto tombo na direção do chão, meu corpo, por reflexo, aciona o modo ginasta. Largo a mochila e o notebook, estendo meus braços e viro uma estrela. Com o impulso conseguido com o tropeção, completo três estrelas antes de aterrissar em pé… em cima da mesa do Sr. Grey! Fico tão envergonhada com minha falta de jeito que fecho os olhos.
Espera aí. Alguém está… aplaudindo? Abro meus olhos e encaro o Sr. Grey e MINHA NOSSASSINHORA DOS VAMPIROS BRILHANTES, COMO ELE É GOSTOSO! 


50 Vergonhas de Cinza é uma paródia extremamente bem humorada em cima de 50 Tons de Cinza. De certa forma, é uma paródia em cima de todos os livros do gênero soft porn, como as séries Crossfire e Luxúria, por exemplo.
Andrew Shaffer, sob o pseudônimo de Fanny Merkin, cria uma comédia inteligente, utilizando-se das maiores falhas dessas histórias. 


"Pó-pará, Anna, diz uma voz com um sotaque forte de Jersey. Leva um segundo para eu perceber que é a minha piriguete interior."

Anna e Earl Grey são os protagonistas. Obviamente os traços dos personagens originais são gritantes e como toda paródia, eles são acentuados. Assim, a Anna que é inspirada em Bella Swan, e que é atrapalhada, desastrada e idiotinha se torna imbecil, um desastre ambulante e burra como uma porta. E Grey se torna trilionário, excêntrico e trilionário. Logo nas primeiras páginas já é possível prever que o livro será diversão garantida, principalmente para quem leu a trilogia dos 50 Tons. Para quem tem curiosidade de saber sobre o nome do livro, "50 Vergonhas de Cinza", Earl Grey, de fato, tem 50 vergonhas. 

Entre elas estão gostar de Nickelback e achar erótico mulheres cutucando o nariz. Aqui também temos o famoso questionário, porém, muito mais divertido e sem noção. Por exemplo, uma das perguntas é:

"Sou: ( ) do time do Edward, ( ) do time do Jacob, ( ) do time do Edward-pega-o-Jacob". 

Eu achei genial! 

"Olho para trás e vejo o buraco que Earl fez no Monte Painier tem o formato de um coração. Awwwn! Enquanto o vulcão, há muito inativo, entra em erupção, lançando chamas de fumaça grossa e preta atrás de nós, tudo o que consigo pensar é: estou apaixonada." 

Outra coisa que eu gostei é que sempre achei ridículo os homens desses livros serem lindos de morrer, bilionários, exalarem testosterona e justamente por isso - principalmente a parte do bilionários - as mulheres se submeterem a tudo o que eles determinavam, inclusive deixarem suas vidas serem guiadas por eles. Assim, quando Grey encontra Anna trabalhando no Wal-Mart e compra a rede de mercados para que ela possa tomar um café com ele, me senti compreendida de certa forma.

É possível que alguns fãs da série de Christian Grey não gostem das piadas, principalmente aqueles fãs mais ardorosos. Entretanto, com um pouco de bom humor e jogo de cintura, todos perceberão que as críticas escrachadas e debochadas são boas demais para serem recriminadas. Se você não gostou da invasão de livros do gênero no mercado editorial, certamente irá gostar desse livro. E se você gostou, talvez seja uma boa ideia ler o livro para ter outro ponto de vista sobre os livros. De toda forma, a diversão é garantida.



  

15 comentários

  1. eu ja tinha ouvido falar do livro, mas nunca tinha parado pra conhecer e olha vai pra lista de desejados, eu nem gosto de rir com parodia (Deus ta vendo!)

    ResponderExcluir
  2. uahuahaha Deve ser bem engraçado.
    Não li "50 tons de cinza", acho que não teria problemas em ler esse.
    Adorei! :)

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkk adorei!
    A leitura deve fluir muito bem. É difícil eu ler paródias mas, as que li, me diverti muito!
    Como não me encantei por ''50 Tons de Cinza'', não me interessei em ler essa paródia mas, parece estar muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda nem li os 50 tons de Cinza, mas sem querer ser chata, não gosto muito desse estilo de sátira, sabe? Pode até ser divertido mas não é um estilo que eu mais gosto de ler.

    ResponderExcluir
  5. cara eu li esse livro, achei meio fraquinho...tipo eu gosto de livros nesse estilo, mas achei esse patético demais

    ResponderExcluir
  6. Adorei kk nunca fui com a cara dessa onda livros eróticos, até que enfim um livro para rir desses tipos. Com certeza vou procurar quando estiver com a pilha de leitura baixa!!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Jesus! Esse livro é muito bobo! Fiquei com vontade de ler quando lançou só pra tirar um sarro com o tal "livro" que ele foi inspirado. Ou livros...
    Mas acabei desistindo, vi resenhas e é tosco demais xD
    Só que um tosco legal, gostei de ver. Mas ler mesmo não deu lá muita vontade depois de ver resenha. Parece ser bem divertido mesmo. Quem sabe um dia leio, mas não tenho pressa...

    ResponderExcluir
  8. Eu não vejo a hora da modinha 50 tons de cinza desbotarem porque não aguento mais nada disso.

    ResponderExcluir
  9. Ah acho improvável que eu curta o livro, eu não curto e nem li nada de 50 tons, embora um dia devo pelo menos ler um capítulo p/ ver como é rs. E meu humor é chato, curto mais o humor negro...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  10. "Pó-pará, Anna, diz uma voz com um sotaque forte de Jersey. Leva um segundo para eu perceber que é a minha piriguete interior."
    kkkkkkkkkkkk Adorei, quando vi o livro pela primeira vez pensei que fosse besteira, mas parece que é até engraçado, vou ler ^^

    ResponderExcluir
  11. Nossa esse livro parece ser muito engraçado rs' não vejo a hora de poder ler

    ResponderExcluir
  12. Não gosto dos livros da E L James e quando vi o lançamento desse livro fiquei com vontade de dar umas risadas a custo da trilogia que não simpatizei. Mas são tantas publicações, novidades e vida real acontecendo a 200/hora que tinha até esquecido dessa paródia!
    Obrigada por me lembrar dele ahahha.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Putz quero muito ler este livro... desde que lançou... no começo achei que era auto ajuda, quando li sobre o que era cai na risada... Adorei uma das perguntas do questionário... e o sotaque de Jersey da piriguete interior... o que no livro de vdd deveria ser né...

    quero muito ler...

    bjus

    Franciele Alves
    @fran_alves

    ResponderExcluir
  14. Não pretendo ler a trilogia Cinquenta Tons de Cinza, mas certamente pretendo ler essa paródia, parece muito divertido, ótimo para garantir ótimas risadas. Não imaginei que esse livro trouxesse essa visão diferente!
    Já está nos meus desejados :)

    ResponderExcluir
  15. Nossa já tava louca para ler depois dessas frases aí no meio... AMEI!
    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!