Resenha: O futuro de nós dois da @GaleraRecord


O futuro de nós dois
Autora: Jay Asher & Carolyn Mackler
Editora:
 Galera Record

Páginas:
 384

Ano: 2013

Compre:


 







Sinopse:
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook...

Em O Futuro de Nós Doisconhecemos Emma e Josh, amigos “desde que se entendem por gente”, isso mesmo, eles são vizinhos e tinham uma amizade super  legal até que, 6 meses antes do começo de nossa história, Josh tenta beijar Emma, o que deixa tudo entre eles muito estranho.
“ Faz seis meses que não entro na casa dela. Antes disso, era como se aqui fosse minha segunda casa. Mas, depois que fomos juntos à estréia de Toy Story, entendi mal as coisas e achei que ela queria mais do que amizade.” – Pág. 19
Os pais de Emma são separados e a cada etapa da nova vida do pai ele tenta compensar sua falta na existência de nossa protagonista enviando um presente. Junto com a chegada da notícia “irmãzinha” ele manda para ela um computador, o que é o motivo para a reaproximação entre Emma e Josh, pois este vai à casa da amiga entregar um CD da AOL, que sua mãe ganhou e dá direito a alguma horas grátis de navegação pela Internet.
Em um tempo onde se dançava Marcarena, não se conhecia Harry Potter e a principal diversão dos adolescentes eram os esportes e a música, algo extraordinário acontece. Ao instalar o CD da AOL e iniciar a navegação com a criação do e-mail, abre uma página do FACEBOOK.
Juntos nossos protagonistas começam a ler o que é postado neste site e se espantam com a velocidade em que as informações são transmitidas e em como certas pessoas postas sobre suas vidas pessoais.
“Por que alguém iria dizer essas coisas sobre si mesmo na internet? É loucura!" – Pág. 39
Fazendo uma observação mais minuciosa, Emma vê a foto de uma mulher mais velha com o nome parecido com o dela e ao olhar bem foto vê a si mesma só que com mais idade. 
Eles estão vendo suas vidas no futuro, mais precisamente dali a 15 anos. Josh a princípio acredita ser uma brincadeira, mas Emma pensa em máquina do tempo, e crê estar vendo sua própria vida só que com mais idade.
Eles observam que o futuro de Josh é bem mais interessante do que o de Emma, o que a deixa com um pouco de inveja. 

Com as descobertas feitas no site ela começa a agir e desejar coisas diferentes e ambos percebem que o que fazem no presente afeta diretamente o futuro. O que se mostra bastante perigoso.
O clima entre os protagonistas muda bastante durante a história, oscila entre: clima de romance e a repulsa quase total, fora a implicância que está sempre presente. 
Como dois bons adolescentes eles vão se habituando às novidades da idade.
A narrativa é feita alternando os capítulos entre Josh e Emma o que é ótimo, pois podemos conhecê-los intimamente, descobrir suas angustias e desejos.

 Com este tipo de narração a leitura se torna leve e rápida, porém, pela idade dos personagens, por vezes temos vontades de sacudi-los para tomarem as decisões.
A Capa é perfeita, bem dentro do tema, da uma dica de como é a história e seus protagonistas.
O espanto demonstrado por ambos ao observar as coisas “sem importância” publicadas na rede social, leva a refletirmos sobre o excesso de horas que nos mantemos conectados, e ao fato de, se ao fazermos isso estamos deixando de viver a vida real de forma mais intensa.
Um livro muito interessante onde há romance, suspense, conflito entre gerações e principalmente amizade. 

Nos últimos capítulos percebemos uma acelerada na narrativa, poderiam ter sido mais desenvolvidos, mas o final é ótimo, mesmo deixando um gostinho de quero mais.
Ficaram curiosos para saber como Josh e Emma se sairão com a descoberta que podem alterar seu futuro para sempre? 

Então comecem já a leitura de O Futuro de Nós Dois.
 Até a próxima,

11 comentários

  1. esse livro pra mim é a prova viva do quanto a gente julga sem conhecer. eu, quando vi a capa e suas informações basicas nem liguei pra ele, mas agora lendo sua resenha eu ate que me animei, o tema é novo, é acho diferente do que estamos acostumados e isso em alegra e agrada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história! Eu não tinha tanto interesse nesse livro, mas quando li umas coisas sobre ele e vi a capa passei a admirar um pouco mais. E ele tem um tema super atual e uma mensagem importante para nós jovens que perdemos tanto tempo no Facebook ou no Twitter falando de coisas que muitas vezes nem tem importância, e isso reflete realmente no nosso futuro. Quero ler!!

    Abraços,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. desde que vi o livro pela primeira vez já me interessei, achei a capa bem legal e adoraria lê-lo em breve... achei o tema bem interessante e atual e parece que ele é abordado d uma forma legal, fazendo a gnt pensar realmente nessas coisas de mostrar a vida pra todo mundo na internet.. pretendo ler!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Dar uma espiada no futuro logo através de uma rede social? Aiai rsrsrs, deve ser no mínimo peculiar. E devo confessar que fiquei interessada em lê-lo!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  5. Desde que vi o livro quando foi divulgado e tal achei a ideia dele maravilhosa!! Uma coisa tão simples quanto uma rede social, que é usada por todos e em todos os lugares agora, sendo o motivo para o desenrolar de uma história interessante. Pois esse tema de "viagem/conhecer o futuro" não é nova em nenhum aspecto, mas a forma como eles conseguiram esse acesso é que foi a boa sacada!
    Fiquei bem interessada para ler esse livro, quero saber como esse romance vai se desenrolar hahaha
    E a capa também é linda, achei uma boa colocar os "dados" deles junto com as fotos haha

    ResponderExcluir
  6. Ahh que bonitinho. Deve ser bem bom mesmo! :) Da hora!

    Ps: Acho que tem um pedacinho da resenha faltando, no parágrafo que começa com "O espanto".

    ResponderExcluir
  7. E eu não quero? Super fofo esse livro, a ideia dele é muito legal. Gostei só de sinopse, resenhas então? Fico doida lendo essas coisas, meu pai! Parece ser tão bom! *-*

    ResponderExcluir
  8. Desde que vi a capa já gostei, e depois dessa resenha, vou ler sim. Achei super fofo,o romance dos dois parece até improvável né, se conhecer pela net rsrsrsr' Parece bem legal ^^

    ResponderExcluir
  9. Quando se trata de algum tipo de viagem no tempo já acho interessante. Com um pouco de mistério, suspense, romance ... não tem como não gostar.

    ResponderExcluir
  10. Eu achei muito interessante o que esse livro nos proporciona. Ficou incrível essa história das personagens no presente (passado), vendo um futuro bem moderno e acredito que tenha sido assustador presenciar isso sem o vício que é hoje em dia.
    A capa é ótima! Mesmo sem ter lido dá pra notar que tem tudo a ver com a leitura.
    Gostei muito de sua resenha Clarisse mas, acredito que você não tenha completado a frase que começa ''O espanto demonstrado por ambos...''.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou doida por esse livro, vivi o melhor momento da minha vida, nos anos 90, e misturando isso, com redes sociais que é algo muito atual, com certeza é uma mistura que deu super certo!!! Amei a resenha, me deu um sentimento de nostalgia!!! :)

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!