Resenha: Projeto Rosie da @editora_record

O Projeto Rosie


Autora: Graeme Simsion
Editora:
 Record

Páginas:
 320

Ano: 2013
 

Compre: 


Sinopse:

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. 

Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. 

E ele já sabe como encontra-la. 

Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. 

Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.



Conheço poucos personagens tão bem descritos como professor Tillman. Mais que isso, não só as características são minimamente apresentadas como seus pensamentos são detalhadamente oferecidos ao leitor.

Logo nas primeiras páginas me peguei relendo, em voz alta para quem estava ao meu redor, algumas respostas do professor... simplesmente divertidas e sem a menor noção de sociabilidade!

É claro que só achei o tal professor divertido porque nunca precisei conviver com alguém assim pessoalmente. Alguém que faz atividades cronometradas por todo o dia me deixaria LOUCA! E olha que me considero alguém bastante organizada, mas não conseguiria olhar o relógio com tanta frequência.

Ele coloca o personagem Sheldon, da série The Big Ben Theory, no chinelo!

Imagine alguém que separa 94 minutos para faxina do banheiro toda terça-feira... isso mesmo, não separa as noites de terça, ou um tempo, ou faxina o banheiro uma vez por semana. São exatos 94 minutos. Além disso, não bebe café depois das 15:48, pois, interfere no sono.

E ainda identifica as pessoas pelo IMC, isso mesmo, sempre que o professor se depara com alguém não identifica pelo sorriso ou o uso de óculos, mas estima a idade e o índice de massa corporal. Bem esse é o professor Donald Tillman.

Sem qualquer habilidade social, apesar de sua genialidade inquestionável e uma memória de fazer inveja, Don decide deixar de lado os encontros ao acaso e se dedicar a um novo projeto: O projeto esposa perfeita. 
Para isso, desenvolve um questionário que aperfeiçoa com ajuda de seus dois únicos amigos. 
Ele só não contava que um deles fosse resolver brincar com ele e mandar ao seu encontro exatamente alguém que era 100% incompatível com o perfil pré-determinado.

Apesar de não atender a qualquer dos requisitos estipulados como aceitáveis pelo ilustre professor, a dinâmica dos dois funciona muito bem.

Ele é obrigado a admitir que seu mundo virou do avesso, mas que ele também é capaz de existir (ter tudo cronometrado) e ser amado com tantas manias.

Com uma dose extra de humor, Projeto Rosie merece uma atenção especial ;)

Beijinhos,

18 comentários

  1. Quando li a sinopse já me encantei pelo livro. Adorei mesmo a premissa dele e acho que tem um potencial enorme pra ser um livro bom e engraçado hahaha
    E você ainda me diz que ele é pior que o Sheldon? Aí sim que vou querer ler!! hahaa

    ResponderExcluir
  2. Amei!
    Primeira resenha que leio e me apaixonei!
    Com certeza vou ler!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Estou muito interessada nessa história desde que li a sinopse. Parece que é algo diferente do que temos encontrado por aí. Personagens cativantes e enredo com um toque certo de humor, não tem como dar errado. Muito curiosa para ver como fica essa vida arrumadinha do Don com a chegada de Rosie na vida dele.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em saber que o livro é bom. Pois já pensava em lê-lo e estava receosa. Agora os receios se foram e com certeza vou ler. E também me divertir com o professor Tillman. Demais. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ai eu gostei da sinopse... já tinha ouvido falar desse livro em alguns blogs, mas a sua resenha me encantou... eu tb me considero organizada, mas assim é demais rsrsrsrs. Essa parte de cronometrar os minutos para fazer faxina no banheiro foi demais.. rsrsrs. Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Awnnn, adorei tua resenha.
    Que fofo, quero muito ler este livro. Já li tantas coisas boas sobre ele. Quero muito conhecer este professor maluco que cronometra até a hora de limpar o banheiro. Adorei.
    Beijos.
    Katielle

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho receio desse livro exatamente por ele lembrar tanto o Sheldon, mas acho que isso acaba sendo tão cômico que eu nem perceberei, enfim, sua resenha tá demais! Eu não consigo não desejar esse livro, haha, por mais que eu tenha raiva do Sheldon e personagens como ele. Acho que esse livro me tirará essa raiva. Espero!
    Boa semana!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tô para receber esse livro e devo lê-lo em breve pq estou louca para colocar esse obsessivo compulsivo no divã hehehe. Acho mto divertido fazer isso, e o que pode soar louco para uns p/ mim é a sétima maravilha S2!

    miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  9. Assim que li a sinopse achei a história fofa e achei o Don fofo por causa do jeito extremamente nerd que todos falam que ele tem e todo mundo fala que ele lembra o Sheldon e a Rosie parece ser extremamente encantadora. Quero muito ler. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro em um sorteio e não vejo a hora de recebê-lo. Desde que foi lançado é um dos que eu mais tenho vontade de ler. Só li resenhas positivas a respeito dele e a história parece ser muito interessante, certamente será uma ótima leitura. O protagonista Don me chamou muito a atenção, principalmente por sua semelhança com Sheldon Cooper, de The Big Bang Theory, então acho que vou gostar muito dele. Sem dúvidas é uma das minhas próximas leituras. ;D

    ResponderExcluir
  11. Já faz algum tempo venho vendo vários comentários positivos desse livro! Parece ser uma história muito fofa, que vem me deixando cada vez mais curiosa para lê-lo.
    Com certeza está na minha listinha de desejados!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa trama, parece ser super fofa. A ideia é bem bacana e as doses de humor devem fazer o livro mais especial. Gostando de ver resenhas dele, estou doida pra ver como é por mim mesma agora. Pelo jeito vale a pena.

    ResponderExcluir
  13. Realmente todos gostam do Don porque não são obrigados a conviver com ele, já imaginou alguém tão metódico assim, morando com voce, do seu lado 24 horas por dia? É de surtar até um monge budista né! Mas a historia parece muito divertida e com certeza vou passar horas agradáveis na companhia dele e de Rosie, afinal, ela chega pra mudar a vida dele, pelo que percebi na resenha né! :)

    ResponderExcluir
  14. Desde que li a sinopse desse livro pela primeira vez, me interessei. Gosto bastante dessas tramas mais leves e cheias de humor. Essa personagem realmente deixa o Sheldon no chinelo. Estou bastante curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. adorei a resenha, quero tanto ler esse livro, ele parece ser ótimo, vai pra minha meta de leitura, essa foi a primeira resenha que eu li dele, espero gostar :)

    ResponderExcluir
  16. O professor Tillman deve ser muito engraçado e sem noção. Estou bastante curiosa com essa obra. bjs

    ResponderExcluir
  17. Estão falando muito bem deste livro e já tá na minha lista de futuras leituras. Nunca li um livro deste gênero escrito por um homem e quero ver como será esta experiência.
    Quer dizer que o protagonista é melhor do que o Sheldon? Jura? Agora que ler mesmo, pois amo o Sheldon...

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!