Resenha: Uma longa jornada pela @editoraarqueiro


Uma longa jornada

Autor
: Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro
Categoria: Literatura Estrangeira
Páginas: 368
Lançamento: 2013

saraivasubmarinotravessa


Sinopse:


Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. 




Sinceridade é um dos caminhos mais certos da vida. Por isso, admito que, mesmo sendo fã dos antigos livros do Nicholas, eu não fiquei tão atraída por "Uma Longa Jornada" quando ele foi lançado. Na verdade, eu não tinha nem lido a sinopse, pois não ando no clima romance à Sparks. Só que a vida nos prega peças, e Luke, Sophia, Ira e Ruth acabaram caindo diretamente no meu colo, como uma bela dádiva. 

O livro começa com a narrativa em primeira pessoa de Ira, um senhor que sofreu um acidente de carro em uma rodovia. Estava nevando demais e ele acabou não vendo uma curva, por isso perdeu o controle da direção e o carro quebrou a mureta de proteção, caiu em uma ribanceira e ficou preso em uma árvore. Ao acordar, sentindo que tinha fraturado alguns ossos e batido forte a cabeça, começa a sua luta para tentar sobreviver.

E ele não estará sozinho nessa, pelo menos não mentalmente... Ruth, a esposa de Ira que faleceu há 9 anos, aparece no carro e começa a "conversar" com ele, relembrando cada momento da vida dos dois desde o momento em que se conheceram até o último dia juntos. Esses fatos são muito interessantes e ao longo do livro eles se tornam íntimos e cada vez mais bonitos, apesar das dificuldades normais da vida. Além disso, me emocionei e me diverti muito com os diálogos inteligentes e entrosados dos dois (mesmo que ela seja apenas fruto da imaginação do Ira)!

Em seguida, somos apresentados a Sophia e Luke. A cada dois ou três capítulos deles, que têm começo quatro meses antes, temos um da história presente de Ira. Ela é uma estudante de História da Arte, que está quase se formando mas tem poucas perspectivas de emprego. Ele é um peão, que monta touros para ganhar a vida e corre alto risco de morte a cada montaria. Aí você vai se perguntar: e como eles se conheceram? Em um rodeio, é claro!

Depois de terminar com o namorado após a segunda traição consecutiva dele, Sophia é arrastada por sua melhor amiga até uma competição de montaria. Durante a festa que seguiu após o rodeio, o ex da menina aparece de surpresa e resolve falar com ela para tentar acertar as coisas... Só que ele está bêbado e, quando a situação começa a fugir do controle, Luke aparece para impedir que o pior aconteça. É dessa forma que o casal super fofis se conhece e começa sua longa jornada!

Aliás, história essa que começa sem pressa nenhuma, mas evolui lenta e progressivamente até o momento em que a paixão finalmente fala mais alto. 
Entretanto, nem tudo é perfeito... Um segredo do passado do caubói, que afeta diretamente o seu presente e a situação de sua fazenda, pode abalar este relacionamento. Mas os dois juntos são tão fofinhos que você torce para que tudo de ruim suma o quanto antes do mapa e os dois se amem para sempre! hihihi

Agora, se vocês não perceberam, aqui vai uma perguntinha: o que a história do Ira e da Ruth tem em comum com a do Luke e da Sophia? Uhmmm... Esse é o grande pulo do gato do Nicholas, e só lendo você vai poder descobrir a resposta! 
Só digo uma coisa: o desfecho de "Uma Longa Jornada" é de deixar de queixo caído! 
Espere por emoções, revelações, surpresas e algumas (não muitas, eu juro!) lágrimas!

Temos aqui um livro com uma dinâmica própria; ele não é apático, nem acelerado demais. 
A leitura é leve, a descrição não é pesada e a parte do passado contado por Ira não é nem um pouco chata. 

Para quem está acostumado com a escrita do Sparks, vai sentir que a mão dele voltou para as suas origens. Para quem não conhece, arrisco dizer que será uma ótima oportunidade para se aventurar neste mundo de romance!

Ah... e se você está procurando um livro para se presentear neste Natal ou para presentear alguém... ACABOU DE ENCONTRAR!! 
;-)

Beijos açucarados,

Nenhum comentário

Destile seu veneno, comente!