Resenha: 'A cidade sombria' da Bertrand Brasil


Título: A cidade sombria -O Mestre das Relíquias #1
Autora: Catherine Fisher
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336

Sinopse
A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, reside em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma relíquia secreta com grande poder escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos, outros não — que também desejam o poder desta relíquia até consegui-la.



Eu já conhecia Catherine Fisher de outro livro dela que li, O Círculo Negro. Gostei da autora já nesse primeiro contado, por ter criado uma história tão boa e diferente e sem deixar pontas. Assim, minha expectativa para esse livro já era bem grande.

Quando o Envenenadas recebeu a prova do livro, logo me interessei!

A história centra-se em Galen, um guardião, e seu aprendiz, Raffi. Os dois vivem em Anara, um mundo que está entrando em colapso e cujos dois personagens centrais e algumas relíquias que eles carregam são a única grande esperança de salvação. 
Enquanto partem em busca de recuperar os poderes de Galen, eles são seguidos e espionados por alguém que quer muito essas relíquias, e pode acabar com Anara.

A primeira coisa que quero falar sobre O Mestre das Relíquias é que no início demorou para me pegar no tranco. Imagino que isso tenha acontecido porque logo de cara tive alguma dificuldade em me situar na história, entender o que estava sendo proposto. O que para mim foi surpresa, pois na experiência anterior que tive com Catherine, achei tudo muito claro.

Entretanto, esse obstáculo foi vencido. Assim que passei das páginas iniciais e me situei melhor no enredo, a leitura deslanchou. 

Bem escrito e com muitos pontos únicos, fiquei cativada pela história. O livro vem recheado de material que localiza o leitor e o insere naquele mundo. Tem mapa e trechos de livros de Anara. Um material bem valioso.

Gostei muito dos personagens centrais. É muito difícil um livro funcionar quando você não gosta dos personagens centrais e, por isso, o fato de Galen e Raffi serem cativantes ao olhar do leitor é algo que ajuda muito.

Nesse primeiro volume, Catherine basicamente nos apresenta sua história. Ela explica a sociedade, apresenta seus grupos, desenha os conflitos e nos aproxima dos protagonistas. Mas nem por isso o livro é chato ou sem ação. Não mesmo.

A Cidade Sombria é uma quadrilogia, cujo primeiro volume – O Mestre das Relíquias – foi um ótimo pontapé inicial. Os outros livros da série já foram publicados lá fora sob os nomes de “The Lost Heiress”, “The Hidden Coronet” e “The Margrave”. 

Se você gosta de fantasia, aqui está uma ótima indicação.

Beijos,

Nenhum comentário

Destile seu veneno, comente!