Resenha: Os bons segredos da @EditoraSeguinte


AutorSarah Dessen
Editora: Seguinte
Categoria:
 Literatura Estrangeira

Páginas:
 403

Lançamento:
 
2015

Sinopse:

Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima. 

Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é. 

Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 


Sydney não podia reclamar da vida que tinha, morar em um dos melhores bairros da cidade e estudar em uma renomada escola, não era para qualquer um. Mas tudo isso nunca conseguiu preencher o vazio que sentia por sempre estar invisível aos olhos de seus pais.

"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas" 

Seu irmão mais velho Peyton sempre foi o melhor entre os dois, um exemplo que ela usava como referência para sua vida. Até que ele começou a aprontar e ser preso por dirigir bebado e quase matar um garoto.
 Mesmo sendo deixada de lado mais uma vez nas questões familiares, Sydney absorve os impactos das atitudes do irmão e tenta com suas escolhas amenizar tudo o que está acontecendo. Uma dessas escolhas é mudar de colégio, afinal pagar um bom advogado para salvar Peyton está custando mais do que eles poderiam imaginar.

Saindo do novo colégio Sydney vê uma pizzaria, para não ter que ficar mais tempo do que gostaria em casa, ela entra e é ai que sua história começa a ser realmente contada...

Ela é bem madura para sua idade e tem consciência de que seu irmão realmente fez algo errado e precisa pagar por isso. Mas junto com isso ela carrega uma culpa pelo que o irmão fez, como se fosse obrigada a carrega-la para sua vida também.

Mudar de colégio dá a Sydney novas oportunidades; ela pode ser uma garota normal com amigos e não a irmão de um cara que está na prisão. É com esses novos amigos, que ela começa a entender o verdadeiro sentido da palavra família, e que os bons segredos existem para serem compartilhados.

Sarah Dessen construiu uma história onde a cada página as personagens e suas escolhas se tornam mais reais, e nos fazem pensar até que ponto podemos guardar nosso medos, anseios e felicidade daqueles que nos cercam e nos querem bem.

"(...) só desabamos diante de quem sabemos que podem nos reconstruir."


Até a próxima,

Nenhum comentário

Destile seu veneno, comente!