Resenha: Sniper Americano da @Intrinseca

Olá envenenados, quanto tempo hein?!
Saudade de dividir com vocês meu tempo, peço desculpas pelo sumiço. A correria do serviço e dos estudos acabam nos afastam da melhor parte de nossas vidas... 
 Bom prometo me esforçar ao máximo para não sumir por tanto tempo assim de agora em diante.


Sniper Americano

Autor
: Chris Kyle
Editora: Intrinseca
Série: -
Categoria: Biografia
Páginas: 352
Lançamento: 2014




Sinopse:

O perturbador relato autobiográfico do atirador mais letal da história das forças armadas norte-americanas!
Ao longo de uma década de serviço, incluindo diversas incursões ao Iraque e a outras zonas de combate durante o auge da chamada Guerra ao Terror, Chris Kyle, atirador de elite dos Seals, alcançou o recorde de mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono. No livro, ele fala abertamente dos sofrimentos da guerra, da morte brutal de alguns companheiros, da ação como atirador e da frieza e precisão que desenvolveu ao longo do serviço, lançando luz não só sobre a perturbadora realidade dos combatentes como também sobre a extrema dificuldade da readaptação dos que retornam ao lar. 
Em 2013, Chris Kyle foi assassinado a tiros por um veterano da guerra do Iraque que sofria de estresse pós-traumático. 



Peguei para ler Sniper Americano por acaso, no meu serviço conversamos muito sobre guerra, ataques terroristas e como deve ser conhecer alguém que está envolvido diariamente com esse mundo. Em uma dessas conversar minha amiga comentou a história de Chris Kyle e como ficou chocada, curiosa para saber o que aconteceu peguei o livro para folhear e ver as fotos. Não contente com apenas dar uma olhadinha comecei a ler a introdução e não consegui parar de ler...

Chris Kyle era o típico texano, apaixonado pelo muito country, desde muito novo, participava de rodeos e trabalhava em fazendas.
Em um desses eventos ele acabou se machucando. Impedido de continuar com essa vida Chris decidiu alistar-se nas forças armadas norte-americana.

Desde a primeira página o leitor tem conhecimento do patriotismo de Kyle, não importa quão difícil possa ser, estar na guerra para defender seu país e seus colegas sempre foram seu foco.

O livro é cheio de termos usados durante missões militares, apresentação de várias armas utilizadas em campo, mas também de sentimento. Em paralelo com toda a adrenalina da guerra temos o ponto de vista de Taya, esposa de Chris. Em vários momentos temos seus depoimentos de como foi sua vida enquanto o marido estava no Iraque, como é difícil criar um menino sem a presença do pai e a apreensão de não ter noticias por dias.

Chris serviu ao exercito por 4 desdobramentos, se especializou para ser um atirador de elite e chegou ao reconhecimento de “o melhor” por merecimento, mas em nenhum momento lemos seu depoimento se vangloriando de seus feitos.

Longe de mim defender a guerra e muito menos a violência que ela gera, é que durante a leitura percebemos o quanto estar nessas missões, defender aquilo que acredita, faz a diferença. É um ponto de vista totalmente diferente do meu.

Super recomendo a leitura dessa biografia para quem tem curiosidade sobre como é estar em uma guerra e de como um militar é treinado para isso. Fiquei um pouco decepcionada pois no final do livro não citam a morte de Chris e qual a repercussão que ela teve nos EUA.

*Calma gente não estou contando nenhum spoiler, basta ler a orelha e na sinopse do livro para saber.*

O livro fez tanto sucesso que recebeu uma super adaptação para as telonas, contanto com Bradley Cooper no papel de Chris. Ainda não tive tempo para assistir mas li vários comentários de que o filme é excelente.



Um comentário

  1. Ele tinha muitos comentários e não ganhou nenhum Oscar em 2015 , mas acho que devemos reconhecer que Sniper americano tem bom enredo é baseado em eventos reais e tem um bom desempenho por Bradley Cooper, é bom filme , não o melhor mas entretém um tempo

    ResponderExcluir

Destile seu veneno, comente!